Aguarde carregando...



DR. JHONY DE POLO

CIRURGIA DE CATARATA

http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2016/12/catarata-jhony-de-polo.png

Catarata: É uma opacidade do cristalino (lente natural do olho).


A catarata é o processo da perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho. Normalmente o cristalino é incolor e transparente e tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. Com a opacificação desta lente, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira que pode ser tratada no mundo.

Quais os sintomas?

A catarata pode causar uma diminuição progressiva da visão, alterando também a visão das cores, que se apresentam menos vivas e com tons de marrom. À medida que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como a leitura, o caminhar ou até assistir TV.

Mesmo usando óculos, a visão continua embaçada. A sensação é como se as lentes dos óculos estivessem sujas. É comum o paciente trocar muitas vezes as lentes do óculos, mas com o avanço da catarata, a visão vai diminuindo. É comum também, a diminuição da visão à noite e ter a impressão constante de que a iluminação não está boa.

O paciente com catarata pode se sentir incomodado por luz forte, apresentando ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis. Nos casos extremos, a queixa óbvia é a perda quase que total da visão. Não são raros os casos de pacientes mais idosos que sofrem acidentes com automóveis, quedas e fraturas sérias devido à visão prejudicada pela catarata.

Quais as causas?

A causa mais comum de catarata é aquela relacionada a idade, também denominada catarata senil. O cristalino se torna gradativamente opaco devido ao envelhecimento. Estima-se que mais de 50% das pessoas acima de 55 anos sofrem de catarata.

Outras causas de catarata são:

  • Diabetes;
  • Uso prolongado e sem indicação médica de medicamentos que contêm corticóides;
  • Inflamações intra-oculares;
  • Traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos, congênita onde a criança nasce com a doença, podendo ser decorrente de infecções intra-uterinas ou má formação do globo ocular.

Tipos de catarata

Catarata relacionada à idade: Também chamada de catarata senil, essa forma da doença ocorre por causa do envelhecimento;
Catarata congênita: A catarata congênita está presente no nascimento ou se forma durante o primeiro ano de um bebê. Esse tipo é menos comum do que catarata relacionada à idade.
Catarata secundária: Cataratas secundárias são causadas por doenças ou medicamentos. As mais freqüentes são a dos pacientes diabéticos ou as associadas ao uso de medicações como corticóides (tópicos ou sistêmicas).
Cataratas traumáticas: Ocorrem após traumas oculares. Essas cataratas pode se desenvolver anos após o trauma.

Qual é o tratamento?

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Até hoje não se conhecem quaisquer medidas eficazes para prevenir o surgimento de catarata. Não há medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que curem a catarata.

O maior avanço em termos de técnica é a introdução da facoemulsificação. Esta técnica utiliza um aparelho sofisticado chamado facoemulsificador. Este aparelho se baseia no princípio do ultra-som. Trata-se da cirurgia sem pontos, feita por uma pequena abertura no olho de aproximadamente 2,20 mm, na qual a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular para compensar o grau do cristalino normal.

A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local e ambulatorialmente, o que permite ao paciente retornar ao seu domicílio logo após o término da cirurgia. O pós-operatório é simples e consiste em tratamento local à base de colírios.

Na grande maioria dos casos, a recuperação da visão ocorre logo nas primeiras 24 horas e o resultado é facilmente percebido.

Exames diagnósticos

Na consulta com o seu oftalmologista, se o mesmo diagnosticar a presença da catarata, serão feitos alguns exames simples para definir o estadiamento da catarata e qual e o melhor tratamento a ser realizado.

Os exames básicos são: Acuidade Visual, Exame na lâmpada de fenda, Topografia de córnea (mapa do relevo da superfície ocular), Microscopia especular de córnea (contagem das células da córnea), Ecobiometria (exame que mede o grau da lente intra ocular) e Mapeamento de retina (faz a avaliação de toda a parte posterior dos olhos).


CONHEÇA OS TRATAMENTOS PARA CATARATA

CIRURGIA DE CATARATA

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia de catarata é um procedimento relativamente comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO). Hoje não se espera mais a doença progredir para operar – com os primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente já pode ser direcionado para a cirurgia.

http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2016/12/facoemulsificacao-jhony-de-polo-320x267.png

Facoemulsificação


Cirurgia realizada através de sedação + anestesia local.

http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2016/12/facoemulsificacao-lensx-jhony-de-polo-320x267.png

Facoemulsificação com LenSX (laser)


Técnica mais evoluída que temos hoje para a correção da catarata.


http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2016/12/lentes-intraoculares-jhony-de-polo-320x267.png

Lentes Intraoculares


São cristalinos artificiais implantados no olho durante a cirurgia de catarata para substituir o cristalino opacificado.


ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA

ESTRUTURA E TECNOLOGIA


http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2015/12/hospital-de-olhos-do-parana.png

Hospital de Olhos do Paraná, surgido há mais de 40 anos está, de certa forma, relacionada com a própria história da medicina paranaense.


Hospital de Olhos do Paraná


http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2015/12/jhony-de-polo-tecnologia.png

Essa é a tecnologia mais evoluída para cirurgia de catarata. O tempo de cirurgia é menor e as incisões são feitas totalmente a laser, de maneira programada.


Equipamento LenSx


http://www.jhonydepolo.com.br/site/wp-content/uploads/2015/12/panoptix-logo.png

As Lentes AcrySof® IQ PanOptix®: permitem que os pacientes realizem suas atividades diárias naturalmente. Podendo liberar o paciente não somente da catarata, mas também de outros problemas de visão, como miopia, hipermetropia e presbiobia.


AcrySof® IQ PanOptix


logo-white-footer

Responsável Técnico:
Dr. Jhony de Polo
CRM: 19.536

Últimas notícias